O município de Nova Venécia, no norte do Estado, recebeu mais uma ação do Projeto “Elas no Campo e na Pesca” uma oficina de biscoitos para mulheres, a fim de atender a uma demanda do Edital da Chamada Pública da Agricultura Familiar, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A oficina ministrada pela economista doméstico da unidade do Incaper em Nova Venécia, Jozyellen Nunes da Costa, teve a participação das mulheres da Associação do Dantas, do município e da Agroindústria Biscoito Conquista, localizada na comunidade de Degredo, no litoral de Linhares.
“Eu estou feliz. Nós mulheres que aos poucos vamos nos inserindo no mercado, precisamos de alguém que entenda os nossos pontos de vista, que nos acompanhe de perto, que nos transmita confiança e união. O apoio do Incaper tem sido fundamental para continuar a nos encorajar”, disse Kátia Schmoor Partelli, produtora rural que trabalha há mais de cinco anos na agroindústria da Associação do Dantas.
Jozyellen Nunes explicou que o principal objetivo do curso é que os biscoitos se tornem mais um produto artesanal para os programas de comercialização, o projeto de Compra Direta de Alimentos (CDA), o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no qual os dois grupos de mulheres já estão inseridos.
Pensando nisso, a oficina pensada para elaborar uma receita de qualidade, prática e de baixo custo. Além disso, as etapas para a criação de rótulos e embalagens também fizeram parte da programação. “Com isso, nós contribuímos para o desenvolvimento social e econômico dessas mulheres engajadas na atividade”, salientou a economista doméstico.
O projeto “Elas no Campo e na Pesca” é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que compõe o Programa “Agenda Mulher”, com ações integradas com as demais órgãos do Estado, prefeituras e parceiros, com o objetivo promover a visibilidade, a valorização do trabalho feminino e a autonomia econômica e financeira das mulheres, por meio da assistência técnica, do acesso ao crédito e às políticas públicas e do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comercialização.
“Ações como essa agregam valor e qualidade aos produtos e contribuem para inserção das mulheres no mercado institucional, o que garante renda e possibilita a autonomia econômica feminina nos territórios rurais, diminuindo as desigualdades de gênero”, asseverou a coordenadora de projetos da Seag, Patricia Ferraz.
Agenda em Mantenópolis
Nos dias 05 a 07 de novembro, o “Elas no Campo e na Pesca” estará em Mantenópolis, no norte do Estado. Por lá a economista doméstico do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, irá ministrar uma oficina do Cores da Terra, que a partir de uma técnica simples, criativa e sustentável, utiliza a terra de várias tonalidades para fazer arte. Contato para inscrições: 27 -37581202.
Por: INCAPER/ES