Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas


As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) abrem hoje (13) e vão até a sexta-feira (17). A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas.

Os interessados devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis. No site é possível buscar por instituição, município ou área de estudo.

De acordo com o Ministério da Educação, neste segundo processo seletivo foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades particulares. Destas, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais.


Para inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal.

Pelo Prouni, é possível obter bolsas integrais ou parciais, que custeiem todo o curso ou metade do valor.  As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até 1,2 salário-mínimo. Já as parciais contemplam alunos cujas famílias possuem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

O Ministério da Educação estabelece como requisitos também o aluno ter conseguido nota de pelo menos 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter diploma de ensino superior.


O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da 1ª chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da 1ª chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da 2ª chamada no dia 4 de agosto.

Criado em 2004 e institucionalizado em 2005, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza as notas do Enem para dar bolsas de estudos aos estudantes de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares. O projeto oferece a possibilidade de estudar de graça em faculdades privadas ou com desconto de 50%. 


ProUni e Enem

O primeiro passo para concorrer às bolsas de estudos do ProUni é participar do Enem. O programa utiliza a nota da última edição do exame para selecionar os candidatos. Por exemplo, quem vai tentar o ProUni 2020, precisa ter feito o Enem 2019.

O Ministério da Educação (MEC) exige uma pontuação mínima para dar as bolsas de estudos pelo Enem. É preciso ter média de 450 pontos em todas as provas (as quatro objetivas e a redação), e não ter zerado a redação.


Por: Agência Brasil

Comentários