Tudo sobre o termo capixaba
Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o termo Capixaba. Confira!
Origem do termo capixaba
ETIM tupi kopi’xawa ‘terra de plantação, roça, sítio’
Pronuncia do termo capixaba
Capixaba / Pronúncia Do Português Brasileiro
ka·pi·cha·buh
História
Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas (ou espírito-santenses). O gentílico foi dado aos futuros cidadãos do Espírito Santo devido às roças de milho que ficavam na ilha de Vitória.
Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca, com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região, logo, o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Dicionário
substantivo feminino
- local de plantação; pequeno sítio ou roça.
- ANGIOSPERMAS
arbusto de até 6 m ( Sebastiania brasiliensis ), da fam. das euforbiáceas, nativo do Brasil (BA até RS, MG, GO), de folhas polimorfas, flores em espigas terminais e frutos capsulares. - adjetivo e substantivo de dois gêneros
POR EXTENSÃO
(da acp. 1) relativo a Vitória ES ou o que é seu natural ou habitante; espírito-santense, vitoriense. - adjetivo e substantivo de dois gêneros
m.q. ESPÍRITO-SANTENSE (‘relativo ao estado’). - substantivo masculino
cangaceiro.
O Estado do Espírito Santo
O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil, está localizado na região Sudeste, faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul.
Além disso, sua área é de 46 095,583 km² o que o torna o quarto menor estado do Brasil, maior apenas que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Sua capital é o município de Vitória, e sua cidade com maior população e extensão o município da Serra.
O Espírito Santo é, ao lado de Santa Catarina, um dos únicos entre os estados do Brasil no qual a capital não é a maior cidade.