O ponto de recarga de veículos elétricos, instalado em Nova Venécia, por meio de um projeto idealizado pela EDP, foi inaugurado nesta quinta-feira (12), em uma breve solenidade realizada na Praça Adélio Lubiana, mesmo local onde está instalado o equipamento.
O Eletroposto é de livre acesso ao público e tem capacidade para abastecer dois veículos de cada vez. A recarga tem duração de aproximadamente uma hora e meia.
Esse é mais um importante passo rumo ao crescimento do município, incentivando o uso dos veículos elétricos e contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Veículos elétricos ainda não são realidade para a grande maioria da população, mas a tendência é de que isso mude nos próximos anos.
O gestor de Planejamento da EDP, Thiago Zandonadi, falou que Nova Venécia é privilegiada já que apenas sete equipamentos como este foram instalados pelo Estado. “Mesmo ainda tendo poucos veículos elétricos, é importante investir hoje, pensando no futuro. Ao todo são sete instalados em todo o Espirito Santo. Nos próximos meses a recarga vai ser gratuita. Para realizar a recarga é preciso ir até o site edpsmart.com.br fazer o cadastro, esperar o cartão chegar na sua residência e só recarregar”, disse Zandonadi.
O uso não terá restrições ou limitações de data, dia da semana ou horário. Quem também esteve no local para participar da solenidade foi o prefeito Lubiana Barrigueira, que falou da iniciativa. “A inovação cabe em qualquer tempo e em qualquer lugar. Estou muito contente em participar desse momento importante para Nova Venécia e para a EDP que escolheu nossa cidade para ter essa tecnologia inovadora que contribui para o meio ambiente, diminuindo as emissões de carbono”, afirmou Barrigueira.
A escolha do local para instalação foi justamente porque o ponto é estratégico, já que a via é muito utilizada por motoristas que seguem para o litoral norte capixaba, principalmente no período do verão.
O secretário de Planejamento, Edson Marquiori, também elogio a iniciativa. “Uma visão de futuro. Nova Venécia entra no mapa rodoviário de ponto de recarga de veículos elétricos. Isso mostra que o município se importa com a necessidade de pensar e planejar lá na frente, além de incentivar o hábito do consumidor por alternativas mais sustentáveis. Além disso é algo que movimenta o nosso município já que enquanto os veículos estiverem abastecendo, as pessoas poderão circular pela cidade conhecendo e visitando lojas e comércio em geral”, lembra.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rômulo Baía, o secretário de Agricultura, Natalino Cassaro, o vereador Mir de Guararema, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Leo de Castro, o diretor da EDP, João Brito Martins, entre outras autoridades.
O ponto de recarga foi instalado pela EDP sem custo para o município. Além de Nova Venécia, os outros contemplados são: Linhares, São Mateus, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro do Itapemirim.