Prefeitura de Ecoporanga pede revisão de limites do município com Nova Venécia


A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, enviou um Ofício nº 039/2020, para a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), que solicitou a revisão na demarcação de limites entre os municípios de Ecoporanga e Nova Venécia, para inclusão na totalidade dos Assentamentos Bom Jesus, Vale Ouro e 22 de Julho ao município de Ecoporanga, como era antes da Lei Estadual nº 10.600/2016.

A solicitação do Prefeito se deve pelo fato de que os atendimentos nas referidas regiões são realizados pela Prefeitura de Ecoporanga, como nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e agricultura, além de ser uma questão importante para expansão de atividades econômicas e sociais do Município.


Vale destacar que, na última atualização da divisão dos municípios do Estado, os Assentamentos Vale Ouro e 22 de Julho ficaram inseridos, em sua totalidade, no município de Nova Venécia, e o Assentamento Bom Jesus, ficou inserido em sua maior parte, também no município de Nova Venécia.

Levando em conta que toda população destes assentamentos é assistida pelo município de Ecoporanga em diversas áreas, além de a sede do município de Nova Venécia ser muito distante, os assentados fizeram um abaixo assinado, que foi enviado em anexo ao Ofício, solicitando a inserção dos assentamentos ao município de Ecoporanga.


Vale ressaltar ainda que, o município de Nova Venécia não demonstrou nenhum interesse no acolhimento destas comunidades, não realizando nenhum tipo de serviço nem disponibilizando estrutura para atendimento das famílias.

O secretário de Agricultura de Ecoporanga, Geilson Rodrigues (Donguinha), explica que município de Ecoporanga está interessado em auxiliar as comunidades, porém, com os assentamentos fora de sua jurisdição, fica impossibilitado de realizar investimentos e melhorias nos serviços prestados aos assentados.

Fonte: PME/ES

Comentários